É natural acreditar que a escolha seja totalmente desnecessária e que imprimir ou revelar não influência em absolutamente nada no resultado final do álbum de fotos. No entanto, há muitas diferenças entre impressão e revelação de álbuns fotográficos e a principal é a durabilidade das imagens. Vamos ver cada processo:
Impressão do álbum de fotos: tão simples, pode ser feita em casa!
O processo é, basicamente, tinta sobre o papel. Hoje, há impressoras com custo acessível, as quais contam com esse recurso. Qualquer um pode ter sua própria máquina de impressão. Seu funcionamento muito simples: uma impressora imprime as fotos como qualquer imagem em papel, que pode ser: papel fotográfico ou Couché, por exemplo.
Revelação do álbum de fotos: processo químico para profissionais!
A revelação é um processo químico. É composto por várias etapas, nas quais são empregados produtos que resultam em uma reação fotoquímica, na qual gera pontos de cor e sombra em nível microscópico, e torna a imagem mais nítida e fidedigna.
O papel utilizado é do tipo fotossensível.
A principal diferença está na durabilidade das imagens: a revelação é um processo para fazer a fotografia durar décadas.
Eu utilizo o processo de revelação para produzir um álbum de fotos, as páginas do álbum são preparadas desde a calibração das cores para o processo de revelação. A textura do papel fotográfico fotossensível na revelação é diferenciada, por ser mais encorpado, ele garante a durabilidade do álbum de fotos por décadas.
Quando tiver que decidir entre impressão e revelação, pense em qual geração você gostaria que o seu álbum de fotos alcançasse.
Todos os álbuns produzidos com papeis fotográficos, são fotossensíveis e revelados em laboratório credenciado pela Fuji Papéis.